Com o verão, aumento do índice de chuvas e as altas temperaturas, possíveis criadouros para o mosquito da dengue podem surgir com maior facilidade. A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Outras duas doenças também podem ser causadas pelo mosquito: Febre Chikungunya e o Zika Vírus.
A Chikungunya tem como principal sintoma a dor nas articulações de pés e mãos, sendo que essas dores são mais fortes do que as causadas pela Dengue. Febre acima de 39 graus, dores de cabeça, nos músculos e manchas vermelhas na pele também são identificadas.
O Zika apresenta os seguintes sintomas: febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus) dor nas articulações, mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, pode haver inchaço, dor muscular, dores de cabeça e atrás dos olhos, erupções cutâneas com coceira que podem aparecer no rosto, no tronco (costas, ombros, peito, barriga) e alcançar também as mãos e os pés.
Recentemente o Zika Vírus teve relação, apontada pelo Ministério da Saúde, com o surto de microcefalia ocorrido no Nordeste do país no ano passado. A microcefalia é um problema raro que afeta o desenvolvimento do cérebro da criança e torna o órgão menor do que o normal, fato que interfere no desenvolvimento. Tratamentos e acompanhamento médico possibilitam uma maior qualidade de vida.
Caso você esteja com os sintomas descritos, evite se automedicar e procure um hospital ou clínica de saúde. Exames poderão comprovar a doença e, nesse caso, os tratamentos mais indicados serão passados.
Lembre-se sempre que com saúde não se brinca e não se arrisca, procurar ajuda médica é sempre a melhor opção.
Por vivermos em um ambiente tropical devemos sempre prestar atenção em fatores que propiciam o aparecimento do mosquito e eliminá-los.