Por:
14/12/2017

 

29.03.2016 - COMUNICA - Aumento aprovado - v2016

 

 

Site da Secretaria da Educação do Estado (www.educacao.sp.gov.br) informou, em notícia publicada nesta terça (12), que o Governo vai enviar ao Legislativo Projeto de Lei que, se aprovado, vai possibilitar o cumprimento de apenas 40 dias de intervalo contratual em medida que vai beneficiar cerca de 27 mil professores

 

Os professores temporários do Estado de São Paulo, a chamada “categoria O”, pode ter reduzida em mais de quatro vezes o tempo de espera para que tenham um novo ciclo de contratação na rede. O prazo atual é de 180 dias e pode cair para 40. As informações são do site da Secretaria da Educação do Estado (www.educacao.sp.gov.br) em notícia publicada nesta terça (12). O texto ainda afirma que as mudanças serão via um Projeto de Lei que será enviado à ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) também nesta terça-feira.

Hoje, após um ciclo de aulas, o professor tem que esperar 180 dias para ser contratado novamente pelo Estado, isso ocorre, pois, o trabalho é de caráter temporário e há necessidade de um tempo entre um ciclo e outro de atuação. Atualmente a Secretaria da Educação estima que cerca de 27 mil professores estão nesta situação e, caso o projeto seja aprovado pelo Legislativo, vai beneficiar todos estes profissionais. A proposta também prevê que os concursos públicos para ingresso no magistério sejam mais rápidos. A mudança minimiza o impacto da ausência de professores.

A notícia ainda aponta que o projeto foi construído a partir da escuta direta de mais de 400 professores que teriam o seu contrato rescindido ao término deste ano letivo.

___________________