Por:
27/03/2017

 

 

 

 

 

Iniciativa articulada pelo CPP-Limeira em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura trouxe ao público um leve e esclarecedor bate-papo sobre como escrever um livro e qual o caminho a seguir para publicá-lo de forma independente

 

O Centro do Professorado Paulista (CPP – Regional de Limeira), em parceria e correalização com a Secretaria Municipal da Cultura organizou neste último sábado (25), no Palacete Levy, em Limeira, o bate-papo “Como Escrever Um Livro?” que foi ministrado pelo jornalista e escritor Juliano Schiavo. A diretora do CPP, Prof.ª Dora Arcaro e José Farid Zaine (secretário municipal da Cultura), deram os cumprimentos iniciais e passaram a palavra a Juliano que, também por meio de slides, explanou a respeito do tema e também trouxe informações e dicas interessantes quanto ao trabalho que deve ser realizado no que tange a publicação de livros.

Schiavo nas primeiras afirmações destacou que é necessário perder o medo de escrever e ainda não ter receio ou timidez de expor o texto às pessoas. Bloqueios criativos podem acontecer e, nessas situações, é sempre interessante o autor buscar algo que lhe dê inspirações e motivações e, uma dica prática, mas que faz diferença: sempre anotar ideias, ter algo em mãos a todo o momento e registrar o que pode vir a se tornar um bom conteúdo. “É importante estabelecer metas de escrita, como por exemplo, escrever uma página por dia, ou um duas, enfim. A meta impulsiona a caminhar”, orientou o escritor. Outro ponto levantado foi com relação ao hábito da leitura, pois qualquer livro, por menor que possa ter sido o destaque que a publicação teve no mercado, abre caminhos e também existe o fato de que grandes autores podem se tornar referências e balizam a leitura.  

O jornalista ainda abordou a questão do escritor sempre prestar atenção nas correções e, com isso, elevar o nível do texto. “Sempre tenha senso crítico com você mesmo. Temos, na maioria das vezes, a falsa ideia de que absolutamente tudo o que escrevemos é bom e isso pode nos atrapalhar quanto a algumas correções”, declarou Schiavo. A tarefa de revisar o texto, ler, reler e identificar possíveis conteúdos desnecessários, também é algo primordial a ser feito no processo de produção de um livro. Juliano Schiavo ainda falou sobre o importante ato de investir um valor financeiro para obter o cuidado de um revisor. “Por mais que tenhamos lido e relido todo o material, é bom pagarmos um revisor para também fazer este trabalho e localizar falhas. É chato encontrarmos, depois de publicado o trabalho, alguns erros”, afirmou o escritor.

Ao final das explanações, questões burocráticas e também de ordens técnicas foram mencionadas, como por exemplo: ficha catalográfica; ISBN (International Standard Book Number) que é um sistema internacional padronizado que tem como foco identificar numericamente obras literárias de acordo com o título, o autor, o país, a editora e individualizando-os por edição; código de barras; ilustrador; prefácio, orelha e quarta capa e diagramação.

Igualmente foi exposto sobre a importância de registrar na Biblioteca Nacional (www.bn.gov.br/servicos/registro-obras) e, posteriormente, procurar uma editora ou publicar de forma independente, o que pode ser feito também por meio de órgãos públicos. “As grandes editoras, na maioria dos casos, se interessam por projetos de pessoas muito conhecidas, que têm um nome popular perante o grande público, porém há como buscar a publicação da obra por meios independentes”, observou o jornalista que lançou recentemente “O Balanço Vazio” que foi publicado de modo independente e financiado pelo Fundo de Cultura de Americana com distribuição gratuita, inclusive, após o bate-papo, o escritor distribuiu exemplares do livro e o cantor Elton Fontanin fez uma curta apresentação. 

Confira as fotos abaixo:  

sem título-0094

sem título-0221 sem título-0219 sem título-0218 sem título-0216 sem título-0212 sem título-0207 sem título-0188 sem título-0191 sem título-0195 sem título-0198 sem título-0200 sem título-0203 sem título-0186 sem título-0162 sem título-0158 sem título-0184 sem título-0180 sem título-0157 sem título-0153 sem título-0176 sem título-0171 sem título-0138 sem título-0135 sem título-0166 sem título-0129 sem título-0125 sem título-0118 sem título-0097 sem título-0091 sem título-0085 sem título-0063 sem título-0064 sem título-0069 sem título-0079 sem título-0081 sem título-0084 sem título-0062 sem título-0058 sem título-0052 sem título-0047 sem título-0223