Por:
28/09/2017

 

 

 

Iniciativa teve total apoio do CPP-Limeira; alunos receberam um fotolivro e certificado; exposição, no Espaço Cultural Engep, vai até o dia 31 de outubro  

 

Ocorreu na noite desta última quarta-feira (27), no Espaço Cultural Engep, o lançamento oficial da exposição de fotografias do Juventude Em Foco, projeto idealizado pelo médico e fotógrafo hobbista Dr. Paulo Tellis em parceria com outros fotógrafos da cidade. A iniciativa teve total apoio de realização do CPP-Limeira e promoveu, a um grupo de alunos da Escola Estadual Prof.º Antônio Perches Lordello, o ensino extracurricular da fotografia por meio de atividades práticas, artísticas e ainda transmitiu aspectos técnicos.  

Compareceram à cerimônia os estudantes participantes acompanhados dos pais, todos os coordenadores do projeto e membros da equipe de trabalho e da diretoria do CPP-Limeira, inclusive a diretora geral da entidade, Prof.ª Dora Arcaro, também prestigiou a cerimônia. A Medical, que patrocinou os fotolivros produzidos com as fotos dos jovens, esteve representada pelo presidente Dr. João Carlos Rodrigues de Almeida, o empresário e diretor do Espaço Cultural Engep, Paulo Masuti Levy, igualmente compareceu ao evento. A Diretoria de Ensino de Limeira esteve representada por Alexandre Vieira.

Em discurso representando todos os coordenadores do projeto, Paulo Tellis lembrou dos objetivos principais da proposta que visam proporcionar oportunidade e a transformação pessoal. “O que falta no mundo é oportunidade às pessoas para que elas se transformem. Ninguém muda ninguém, ocorre a transformação quando se quer, mas para isso é necessário uma oportunidade”, declarou Tellis. Dora Arcaro salientou ao público presente sobre o importante trabalho realizado pelo CPP e ainda falou a respeito de como obteve a opinião das crianças sobre o projeto. “Solicitei à coordenadora da escola que pedisse aos alunos uma redação para que discorressem sobre o Juventude Em Foco. Eles falaram muito bem, tivemos um retorno muito positivo. Já estamos pensando em uma continuidade”, afirmou. A aluna Mariana Linard, representando todos os 19 estudantes participantes, destacou que o projeto foi muito mais além do que simplesmente aprender a fotografia. “Na primeira aula nós pensávamos que o curso iria apenas passar aspectos técnicos, mas foi muito mais que isso. Eles também nos transmitiram valores. Aprendemos que uma foto pode preservar um momento para o resto da vida”, disse a estudante.  

Cada aluno foi chamado à frente e recebeu um fotolivro e o certificado de conclusão do curso, que teve duração de 30 horas.    

A noite ainda reservou um especial coquetel aos presentes e promoveu uma rica interação entre todos que, diretamente ou indiretamente, participaram da iniciativa.

O projeto

O Juventude Em Foco teve inspiração no documentário “Nascidos em Bordéis”, vencedor, em 2005, do Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem. A produção relata a história real de um grupo de crianças que tiveram acesso às atividades de orientação e ensinamentos da fotógrafa Zana Briski e do cineasta Ross Kauffman na cidade de Calcutá, na Índia. As crianças vivem em uma zona de prostituição da região e, com o estímulo e incentivo, desenvolveram habilidades nunca antes imaginadas e tiveram a feliz sensação do acolhimento e da socialização.  

Na Escola Perches foram realizados dez encontros com os alunos que estão na faixa etária de 13 e 14 anos. As aulas ocorreram na própria instituição em período oposto ao que os jovens estudam regularmente e as atividades mesclaram conteúdos teóricos e práticos. A ação também contemplou duas saídas fotográficas.

Nova turma  

O grupo de trabalho já articula uma nova turma em outra unidade que será Escola Estadual Prof.º Leovegildo Chagas Santos, com isso um dos objetivos da causa será colocado em prática que é o de justamente circular e atingir o maior número de estudantes possível.   

Exposição  

A exposição prossegue no Espaço Cultural Engep que fica no Largo da Boa Morte, nº 118, até o dia 31 de outubro de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. A entrada é gratuita.  

 

 

Veja algumas fotos:   

 

Álbum completo no Facebook, clique >> aqui <<

 

sem título-0079

sem título-0105

sem título-0123

sem título-0164

sem título-0021

sem título-0029

sem título-0034

sem título-0037

sem título-0075